Os gatos selvagens e o seu gato doméstico.

Os gatos selvagens e o seu gato doméstico.

Gatos selvagens habitat e alimentação

Os gatos selvagens encontram-se por todo o mundo em variados habitats: selvas, florestas, pastagens, montanhas e savanas. Todos eles têm certas necessidades. Uma das principais é a de espaço, pois quase todas as espécies de gatos  selvagens são mais felizes vivendo sós. A carne é também vital para eles, pelo que dependem da abundância de presas e de um território em que possam vaguear para as caçar. Além disso, precisam de um local seguro para criar os seus filhotes e de um ambiente saudável para viver.

Semelhanças entre gatos selvagens e gatos domésticos

A maior parte das espécies de gatos selvagens e gatos domésticos apresenta características comuns. Com algumas excepções, possuem um corpo mais longo do que alto, uma cauda comprida para se equilibrarem e garras retracteis. Um gato doméstico a ronronar aos pés da cama, um leopardo a dormir numa gigantesca árvore africana e um puma a descansar numa escarpa da Sierra Madre na América do Norte são em tudo muito semelhantes.

Gatos e o seu gosto por comida fresca

Os gatos selvagens são exclusivamente carnívoros e predadores eficazes. As presas diferem, é óbvio, mas o facto de dependerem de si próprios para caçar a sua refeição é comum a todos. Ao contrário dos cães vadios ou domésticos, o gato raramente procura restos. E enquanto um cão selvagem se aproveita da presa de outro animal, furta uma velha carcaça ou remexe no lixo, a maior parte dos gatos selvagens prefere apanhar a sua própria presa.

O desejo de comida fresca é evidente no gato doméstico e muitos nunca tocam em restos. Este desejo pode ser uma técnica de sobrevivência, pois o gato que come comida fresca tem menos probabilidades de ser envenenado do que aquele que come alimentos estragados.

Gato um caçador exímio

O gato doméstico imita outros comportamentos dos seus familiares bravios. Mesmo que a sua comida chegue a horas todos os dias, muitos preferem caçar os seus alimentos. Gostam de esgueirar-se pelo corredor, espreitar de canto, espiolhar o prato com comida e depois saltar. Ao brincar, os jogos favoritos do seu gato são aqueles em que actua como um predador.

Pode gostar também de ver:

Direitos Dos Animais | Em: Abril 20, 2009
Publicado em Gatos com as etiquetas , . Salve o url nos favoritos.

Uma resposta para Os gatos selvagens e o seu gato doméstico.

  1. carla disse:

    bem eu tenho um gato sianês ele foi adotado por min nas ruas e esse saite mostra as pessos pra adotar um animal q ele oste assin como eu faço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>