O Gato e a sua importância na história do homem

O Gato e a sua importância na história do homem

Os gatos sempre foram úteis aos seres humanos, embora de uma maneira muito diferente dos outros animais domésticos. Em vez de os ensinarmos a fazer habilidades, como fizemos com cães e cavalos, treinamo-los para agir como sempre foi seu hábito: caçar ratos e ratazanas.

Como estes roedores conseguem estragar grandes quantidades de comida em pouco tempo e são geralmente portadores de doenças e parasitas, os gatos que exterminavam tal praga eram altamente apreciados no passado.

O Gato era um representante dos deuses

Os antigos egípcios prestavam culto aos gatos. Acreditavam que estes eram representantes dos deuses, devendo ser protegidos, acarinhados e venerados. Quando uma pessoa ilustre falecia, os seus gatos eram enterrados com ela. No sepulcro havia buracos para entrada de ar e passagens secretas, e quando os gatos finalmente fugiam, dizia-se que o espírito do morto escapara de igual modo e ascendera ao infinito.

A peste negra, o castigo pela perseguição ao gato

Infelizmente, o culto egípcio do gato não se estendeu a outras culturas. Em vários momentos da história, sobretudo na Europa durante a Idade Média, os gatos foram associados às bruxas ou considerados símbolos de má sorte e mortos à primeira vista. Porém, os antigos pagaram cara a sua incompreensão pelos gatos. Sem estes caçadores felinos, o número de roedores multiplicou-se rapidamente, espalhando a peste negra por quase toda a Europa e Ásia Ocidental.

Ter um gato é significado de menos stress

Para nossa grande sorte, os gatos tornaram-se novamente bichos de estimação e companheiros. Os médicos afirmam o que qualquer dono de bichanos sempre soube: os gatos são óptimos para nós!

Quem tem um gato lida melhor com o stress do que quem não tem qualquer animal, a sua tensão arterial é mais baixa e recupera mais facilmente de doenças ou ferimentos graves. Que maravilhosa homenagem aos nossos gatinhos!

Um pequeno tigre que precisa de afecto

Quem tem um gato, não acredita no mito de que os felinos não precisam de nós. Eles precisam de tanta atenção e afecto como qualquer outro animal doméstico, embora sejam muito independentes. Têm necessidade de nós sem serem necessitados e amam-nos sem serem sentimentais. Além disso, estão rodeados de uma aura de graciosidade que há muito nos fascina. Afinal, é emocionante ter um pequeno tigre em cima do sofá!

Pode gostar também de ver:

Direitos Dos Animais | Em: Junho 20, 2009
Publicado em Gatos com as etiquetas , , . Salve o url nos favoritos.

3 Respostas para O Gato e a sua importância na história do homem

  1. Carolina disse:

    acho que esta bom, mas devia ter mais iformação!!

  2. julia disse:

    acho q esta bom, mais deveria ter mais coisa q nao tem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>