English Springer Spaniel, história e origem

English Springer Spaniel, história e origem
English Springer Spaniel, faz «saltar»

Na Idade Média já havia spaniels nas Ilhas Britânicas. Nos fins do século XIV, o poeta Chaucer cantou os seus méritos. Duzentos anos depois, os elogios vieram de um cientista, o doutor Johannes Caius. Os senhores da época utilizavam-nos para caçar aves, embora na realidade fossem perfeitamente dotados para vários tipos de caça.

Os spaniels foram durante muito tempo de tamanho médio. Hoje, entre todos os géneros de spaniels existentes, o que melhor corresponde ao tipo original é o english springer spaniel.

Em 1621 apareceu o livro Hunter’s Prevenobra da autoria de um tal Markham, no qual cita um springing spaniel (em inglês, to spring significa «saltar»). E esta é a sua ocupação, obrigam com grande habilidade, a caça a saltar ou a lançar-se em voo! O nome é perfeito para ele.

English Springer Spaniel, um cão de desporto

No século XIX, com o nascimento da cinologia, os diferentes tipos de spaniels misturaram-se, o que suscitou uma grande controvérsia, mas tratava-se de os adaptar a objectivos mais especializados. Assim nasceu o cocker, excelente caçador de abetardas e coelhos.

Também se criaram spaniels pesados muito pouco desportistas. O springer conservou as suas características e continuou a ser um cão de caça prático… antes de se tornar num cão desportista.

A aparição dos fieldtrials (concursos de cães de caça destinados a pôr em destaque a inteligência, o faro, o estilo, etc.) marcou o êxito da raça.

English Springer Spaniel, a sua chegada aos Estados Unidos

Em 1902, o Kennel Club reconheceu oficialmente a existência do English Springer Spaniel. Hoje muito presente nas exposições, fica imediatamente a seguir ao cocker nas estatísticas inglesas, o que revela que também é muito popular como animal de companhia.

A sua introdução nos Estados Unidos data de meados do século XIX, mas a sua implantação oficial vem de 1932. Competidor temido nos fieldtrials o English Springer Spaniel tanto é um cão de caça como de companhia, teve grande êxito junto dos norte-americanos.

Pode gostar também de ver:

Direitos Dos Animais | Em: Setembro 6, 2009
Publicado em Cães com as etiquetas , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>