English Springer Spaniel, características morfológicas

English Springer Spaniel, características morfológicas

O English Springer Spaniel é um cão de caça especial, com um pelo lindíssimo, uma personalidade cativante, meigo e um amigo extremamente fiel. Trate o seu English Springer Spaniel com carinho e terá um companheiro disposto a tudo pela sua atenção e felicidade.

CARACTERÍSTICAS GERAIS: cão forte e activo. Dos spaniels que caçam no bosque e na planície é o que tem as patas mais largas.

CABEÇA: crânio de comprimento médio, bastante largo, ligeiramente arredondado, ascendente a partir do chanfro e com um stop visível, dividido por um sulco entre os olhos. Este sulco vai-se reduzindo à medida que se aproxima da testa e do occipital, que não deve ser saliente.

OLHOS: de dimensões médias, em forma de amêndoa, nem são salientes nem afundados nas órbitas; a conjuntiva não aparece; a expressão é viva e meiga. Cor de avelã-escuro. Os olhos claros são um defeito.

ORELHAS: de forma lobular, encostadas à cabeça, de bom comprimento e largura, inseridas ao nível dos olhos.

FACE: face plana, para o largo e alta, cujo comprimento deve ser proporcional ao do crânio. Beiços bastante quadrados e descidos. Nariz bem desenvolvido. Mandíbulas fortes, articulando perfeita e regularmente em tesoura.

PESCOÇO: forte e musculoso, bastante comprido, sem papada. De linhas bem definidas, estreita em direcção à cabeça.

CORPO: forte, não demasiado comprido nem demasiado curto. Peito bem desenvolvido e descido. Costelas bem sustentadas. Rins musculosos e fortes, ligeiramente arqueados e bem inseridos.

MEMBROS: anteriores rectos, com boa ossatura, bastante fortes para sustentarem bem o corpo. Metacarpos fortes e flexíveis. Os membros posteriores devem ser bem descidos. Coxas largas, musculosas e bem desenvolvidas, com a parte de trás e o joelho um tanto acodilhados. Os joelhos grossos são considerados defeito.

PÉS: dedos unidos, compactos, arredondados, com almofadas fortes e cheias.

CAUDA: de inserção baixa, nunca se ergue acima da zona dorsal; tem boas franjas e um movimento vivo.

PELO: denso, liso e resistente às intempéries, nunca grosseiro. Franjas moderadas nas orelhas, nos membros anteriores e posteriores e no corpo.

COR: fígado e branco, preto e branco ou uma destas duas pelagens com manchas cor de fogo.

Pode gostar também de ver:

Direitos Dos Animais | Em: Setembro 5, 2009
Publicado em Cães com as etiquetas , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>