Dálmata, estalão.

Dálmata, estalão.

Desde tempos muito antigos que este cão tem apaixonado todo o mundo pela pureza da sua silhueta. Vejamos então o estalão do Dálmata

CARACTERÍSTICAS GERAIS: O Dálmata é um cão cujas manchas, pequenas e redondas, constituem um sinal distintivo. É proporcionado, forte e activo.
CABEÇA: De bom comprimento, com o stop moderadamente marcado; a cabeça do Dálmata não tem pregas.
OLHOS: Separados, mas não em excesso, de dimensões médias; redondos, vivos e brilhantes, têm uma expressão inteligente. O contorno do olho do Dálmata é de preferência negro nos cães com manchas negras e castanho nos cães com manchas castanhas.
ORELHAS: Inseridas bastaste alto, de tamanho médio, são largas na base e reduzem para a extremidade, que é arredondada; de textura fina, caem junto da cabeça do Dálmata.
FACE: Focinho comprido; os lábios são perfilados, ajustados às mandíbulas sem apertar demasiado; nariz negro na variedade com manchas negras, castanho nos cães castanhos. As mandíbulas dos Dálmatas são fortes e apresentam um articulação em tesoura perfeita, regular e completa.
PESCOÇO: De bom comprimento, graciosamente torneado. De aspecto leve, estreita em direcção à cabeça.
CORPO: O Dálmata tem o peito não demasiado largo, mas alto e amplo, de grande capacidade pulmonar e cardíaca; costelas bem arqueadas e garrote bem marcada.
MEMBROS: Os ombros são moderadamente oblíquos, bem perfilados e musculosos. Ossos dos membros
anteriores redondos e fortes até aos dedos, com uma ligeira curvatura à altura da articulação metacárpica. Os membros posteriores do Dálmata são bem desenvolvidos; curvilhão anguloso.
PÉS: Redondos e compactos, com dedos arqueados e almofadas arredondadas, duras e elásticas.
CAUDA: Chega aproximadamente ao boleto; grossa no ligamento, afila para a ponta.
PELO: Curto, rijo e denso, liso e brilhante.
COR: A cor de fundo do Dálmata é um branco de grande pureza, com manchas negras ou castanhas perfeitamente destacadas.

Como ficou visto em cima, o Dálmata possúi características únicas no mundo canino, sendo a cima de tudo um animal extremamente elegante e com uma beleza inegável.

Pode gostar também de ver:

Direitos Dos Animais | Em: Abril 14, 2009
Publicado em Cães com as etiquetas , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>