Dálmata, a alimentação a saúde e o seu espaço.

Dálmata, a alimentação a saúde e o seu espaço.

Espaço vital de um dálmata. O mais importante para um dálmata é estar integrado numa família afectuosa. 0 lar do seu dono é a sua casa, e sabe muito bem como defendê-la de estranhos. É um excelente guarda, que, apesar do seu porte aristocrático e da sua boa educação, pode usar de muito más maneiras com os intrusos. Em casa, adora ter um canto só dele, de preferência perto da lareira. Quer viva num apartamento, quer numa vivenda com um pequeno jardim, precisa de sair muito para queimar energias. Recomenda-se que não o deixe dormir ao ar livre, pois a sua pelagem pouco espessa não o protege o suficiente do frio.

Alimentação do dálmata

Não é um cão que tenha muito apetite. Não o empanturre, pois tem uma certa tendência natural para engordar. As crianças devem abster-se de compartilhar guloseimas com ele. A título indicativo, o volume de alimentos frescos que um Dálmata deve comer diariamente é de 400 g de carne, 150 g de arroz ou massa pesados em cru, 150 g de verduras e, eventualmente, consoante as suas necessidades, uma colher de óleo de fígado de bacalhau ou um complexo vitamínico.

Saúde do dálmata

O Dálmata é um cão bastante robusto e resistente. No entanto, os seus ouvidos são frágeis e, em alguns indivíduos, felizmente poucos, verificaram-se problemas de surdez. Se não estiver em forma, ou seja, se não se mantém suficientemente activo, pode ser afectado por crises de eczema. Neste caso, não só se deverá tratar a erupção, como também se deverá obrigá-lo a fazer mais exercício.

Cuidados com o dálmata

O dálmata tem uma pelagem linda, que exibe orgulhosamente por toda a parte: cuide dela para que se mantenha bonita e saudável. Escove-a com regularidade, sempre no sentido do pêlo, começando pelo garrote, continuando progressivamente para os quartos traseiros e a cauda. Ensine-o a apreciar o banho e tenha cuidado de não o deixar arrefecer ao sair da banheira. Dois banhos por ano parecem uma boa medida para um cão adulto. Limpe-lhe as orelhas com frequência e com cuidado, pois são um dos seus pontos fracos.

Pode gostar também de ver:

Direitos Dos Animais | Em: Abril 18, 2009
Publicado em Cães com as etiquetas , , . Salve o url nos favoritos.

12 Respostas para Dálmata, a alimentação a saúde e o seu espaço.

  1. marise disse:

    tenho um Dalmata com três anos de idade. O Pêlo está caindo muito.Já levei ao veterinario. Estou angustiada. Solicito ajuda quanto alimentação, vitaminas e shampoo.

  2. joao disse:

    ele deve ser uma cadela pois a cadela kando esta saida kai mt o pelo tens ke ter mt cuidado com a sua alimentaçao pois a reçao tem ke ser boa n pode ser rafeira
    lol

  3. JOSIESSE disse:

    PRECISO SABER PORQUE MEU DALMATA ADULTO TEM DIFICULDADES PARA ENGORDAR JÁ QUE COME MAIS DE MEIO KILO DE RAÇÃO POR DIA E É UMA RAÇÃO QUE CONTÉM BASTANTE PROTEÍNAS.

  4. jose disse:

    Qual é a melhor alimentação para os Dalmatas? Só ração, ou tb dar alguma comida?

  5. Di disse:

    vc ja deu vermifugo para ele? pq pode estar prejudicando ele a engordar

  6. ana beatriz disse:

    O MEU CACHORRO TEM MUITA SAÚDE O MAU É QUE ELA COMI MUITO E A RAÇA DELA É DALMATA COM LABRADOR  

  7. maria aparecida ferreira disse:

    por favor preciso de ajuda estou com meu cão dalmata com uma alergia terrivel ja levei na veterinária ,ela deu remedio pra alergia antibiotico, e ta cada vez pior ja não sei mais oque fazer,por favor preciso de ajuda

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>