Cocker Spaniel, estalão

Cocker Spaniel, estalão

O Cocker Spaniel é um dos mais belos animais do mundo canino, adorado pelas crianças também ele adora os seus amigos humanos. É delicioso assitir ás suas bricandeiras com os mais pequenos, com uma energia e boa disposição que parece nunca acabarem.

Cocker Spaniel, características morfológicas e comportamentais (estalão)

CARACTERÍSTICAS GERAIS: cão bem constituído, robusto, mas elegante.

CABEÇA: stop a igual distância da extremidade do nariz e do occipital. Crânio desenvolvido e bem desenhado, de proporções harmoniosas.

OLHOS: cor de avelã ou castanhos; olhar vivo e brilhante.

ORELHAS: amplamente arredondadas e de inserção baixa, ao mesmo nível que os olhos. Com pêlos compridos, sedosos e ondulados. Textura muito fina. Esticada, pode chegar à ponta do nariz.

FACE: : arcos zigomáticos pouco pronunciados. Nariz largo, indicador de grande capacidade olfactiva. Mandíbulas fortes, bem articuladas, sem defeitos. Os incisivos superiores cobrem os inferiores. Dentes implantados em esquadria.

PESCOÇO: moderadamente longo, bem musculado e vigoroso, inserindo-se com elegância entre as escápulas, que são finas. Sem papada.

CORPO: muito forte e compacto. Peito amplo, profundo, mas não demasiado largo. Costelas firmes e firmes a seguir às escápulas. Rins curtos e largos, com uma linha superior firme que desce numa curva suave até à cauda.

MEMBROS: cobertos de franjas. Membros traseiros de boa ossatura e ombros oblíquos e finos. Patas rectas e curtas, adaptadas ao esforço contínuo da caça. Membros dianteiros largos, redondos e musculosos, com boa ossatura. Codilho anguloso. Canas metatársicas curtas.

PÉS: firmes e redondos, do tipo «pé de gato».

CAUDA: de inserção um pouco mais baixa que a linha dorsal, de porte horizontal, nunca se ergue. Pode ser cortada, mas não demasiado.

PELO: liso, sedoso e extremamente macio ao tacto. Nunca demasiado abundante nem encaracolado. O corpo, os membros anteriores e o curvilhão têm franjas.

COR: grande variedade. Nos exemplares unicolores, não se admite o branco fora da zona do peito.

Pode gostar também de ver:

Direitos Dos Animais | Em: Agosto 28, 2009
Publicado em Cães com as etiquetas , , . Salve o url nos favoritos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>